Com crescimento da informalidade, Silvio Costa Filho pede mais proteção ao trabalhador

Deputado Silvio Costa Filho; Foto: Douglas Gomes

O republicano Silvio Costa Filho (PE) cobrou mais atenção do governo aos trabalhadores informais, durante audiência pública com a presença do secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, nesta quarta (11). “Temos mais de 34 milhões de pessoas nessa condição e há uma tendência de crescimento no mundo. Podemos ter problemas graves no futuro, visto que muita gente não contribui com a previdência. Precisamos de uma solução concreta para essa parcela da sociedade”, disse.

Deputado Silvio Costa Filho; Foto: Douglas Gomes

O encontro, da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), teve como pauta principal a Medida Provisória 905/19, que institui o Contrato de Trabalho Verde Amarelo, programa de incentivo a contratação de pessoas entre 18 e 29 anos. Durante o debate, Silvio Costa Filho pediu mais discussões sobre o tema. “A previsão é criar 1,8 milhão de vagas de trabalho, um aspecto de grande valia, mas estamos vendo diversos conflitos nos dados apresentados. Um dos pontos que precisa de mais aprofundamento é a questão do trabalho informal”, destacou.

O deputado também defendeu os resultados da Reforma Trabalhista, apontada por alguns como uma das principais causas da informalidade. “Muitos dizem que a Reforma deixou um grande número de pessoas sem trabalho, mas isso não é verdade. Desde de 2014 tínhamos altos índices de desemprego. Hoje, a realidade passa por uma estabilização e houve melhora considerável”, explicou.

A audiência pública reuniu parlamentares, representantes de entidades e contou com a presença do secretário de Relações Institucionais do Ministério Público do Trabalho, Márcio Amazonas Cabral de Andrade; do especialista em Políticas e Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Pablo Rolim Carneiro; e da diretora de Assuntos Legislativos da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Viviane Leite.

Texto: Thifany Batista, com edição de Mônica Donato (Ascom da Liderança do Republicanos)
Fotos: Douglas Gomes

Comentário(s)

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.