Capitão Alberto Neto propõe instalação de consulado dos EUA em Manaus

Deputado Capitão Alberto Neto: Foto: Douglas Gomes

O deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM) enviou uma indicação ao Ministério de Relações Exteriores sugerindo que seja implantado um consulado em Manaus.

O parlamentar amazonense justifica que a instalação de uma representação diplomática no Amazonas irá facilitar o intercâmbio de turistas brasileiros com destino a cidades estadunidenses.

Isto porque para emissão do visto é necessário que o solicitante se apresente pessoalmente para entrevista no consulado americano, o que dificulta para os amazonenses devido ao deslocamento para outros estados.

O mesmo ocorre com demais moradores da região Norte do Brasil, onde os Estados Unidos não têm sequer um consulado para emissão de visto de entrada no país.

“Somente a Região Norte não conta com uma representação diplomática dos EUA com prestação de serviços consulares, tendo os residentes desta Região, quando exigida sua presença perante uma autoridade consular, que se deslocarem preferencialmente para Brasília ou eventualmente para Recife a depender das facilidades de transporte”, disse.

Alberto Neto argumentou ainda que o Estado brasileira mantém nos Estados Unidos dez consulados espalhados estrategicamente pelo país, a fim de facilitar o acesso de americanos ao Brasil.

“Enviei a indicação enfatizando que a relevância amazônica no âmbito de nossas relações internacionais, particularmente, para o intercâmbio Brasil-EUA, em especial quanto aos relevantes investimentos de empresas estadunidenses na Zona Franca de Manaus”, disse.

Texto: BNC Amazonas
Foto: Douglas Gomes

Comentário(s)

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.