“Educação e setor produtivo devem caminhar juntos”, defendem republicanos

Deputado Aroldo Martins: Foto: Douglas Gomes

Por iniciativa do deputado Aroldo Martins (Republicanos – PR), o aniversário de 110 anos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foi tema de homenagem, nesta terça-feira (8), na Câmara dos Deputados. A Sessão Solene contou com a presença do reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti, e da vice-reitora Vanessa Rasoto, além do presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB), Renato Junqueira, e do diretor da Faculdade Republicana, Leonardo Barreto.

Deputado Aroldo Martins; Foto: Douglas Gomes

Aroldo Martins parabenizou a UTFPR, que tem mais de 90% dos professores titulados como mestres ou doutores. “Além de cursos de graduação e de pós-graduação, a UTFPR atua fortemente na qualificação profissional de nível médio, com cursos técnicos e incentivo ao empreendedorismo. Ela tem um trabalho constante com o segmento empresarial por meio de pesquisas aplicadas”, comentou o republicano.

Reitor Luiz Alberto Pilatti; Foto: Douglas Gomes

O reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti, provocou os parlamentares no sentido de discutir qual será o futuro do país. “O Brasil, que já foi colocado como um país promissor, vive um momento que nos permite a pergunta: qual será o país que seremos? Um meramente exportador de comodities ou um protagonista, que produz tecnologia de ponta para todo o mundo? Eu prefiro acreditar na leitura otimista porque o Brasil é uma nação com muitos diferenciais e, entre eles, destaco as universidades públicas”, disse.

Vanessa Rasoto; Foto: Douglas Gomes

A vice-reitora da UTFPR, Vanessa Rasoto, destacou os resultados do departamento de Gestão e Economia, que teve conceito 5.0 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). “Nosso curso de administração está entre os cinco melhores do país. Isso se faz com muito empenho de servidores públicos que trabalham com amor ao ensino, porque acreditamos que investimento na educação, ciência e tecnologia faz toda a diferença para que nosso país saia dessa crise”, afirmou.

Renato Junqueira; Foto: Douglas Gomes

Na avaliação do presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB), Renato Junqueira, é possível aliar o conhecimento que o mercado oferece à expertise acadêmica. “Em ranking universitário divulgado, ontem, pela Folha de São Paulo, a UTFPR é a 23° instituição mais inovadora do Brasil na lista de 174 instituições públicas e privadas. A UTFPR se destacou em razão do seu número de patentes solicitadas, da qualidade de estudos da entidade e da parceria com o setor produtivo”, acrescentou.

Saiba mais

A história da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) teve início no século passado, em 1909. Atualmente, a Universidade Tecnológica está presente em 15 unidades no estado. A instituição conta com mais de 36 mil alunos matriculados, 3000 docentes, 190 cursos de graduação além de Ensino técnico, especialização, mestrado e doutorado, Ensino à distância (EAD) e línguas estrangeiras. É uma das 51 instituições de ensino administrada pela esfera federal que está utilizando o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingresso nos cursos de nível superior e utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a seleção de seus futuros alunos.

Por Fernanda Cunha e Mônica Donato (Ascom Liderança do Republicanas na Câmara)
Fotos: Douglas Gomes

Comentário(s)

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.