Jhonatan de Jesus ressalta importância da Universidade Federal de Roraima e reafirma compromisso com educação

Deputado é autor do maior recurso financeiro destinado à instituição, no valor de 19 milhões de reais

Nesta terça-feira (10), autoridades, parlamentares e acadêmicos se reuniram no plenário da Câmara dos Deputados para celebrar os 30 anos da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O líder do Republicanos na Casa, deputado Jonathan de Jesus (RR), fez parte da comemoração e agradeceu à universidade pelos serviços de formação profissional e de desenvolvimento de pesquisas. Para ela, a UFRR é a “Instituição Pública que mais orgulha o estado de Roraima”.

48712310846_1441c387a2_o

“Eu estudei na escola de aplicação da Universidade Federal de Roraima. Pela manhã a gente tinha que ir buscar cadeiras e, no finalzinho da tarde, os outros alunos vinham buscar elas de volta. Mas hoje a nossa Universidade está em um processo de transformação. Agora, depois de 30 anos, nós temos uma universidade de qualidade, com uma boa infraestrutura, e eu tenho a satisfação de ter feito parte disso”, afirmou.

É do republicano a iniciativa da maior emenda já colocada para a Universidade Federal de Roraima, no valor de 19 milhões de reais, além de outras oportunidades em que o parlamentar destinou verba para a instituição durante seus três mandatos na Câmara. “Tenho a satisfação de dizer que construímos dois blocos com mais de 100 salas, que construímos ali vários laboratórios que hoje atendem a população. Tenho orgulho de dizer que asfaltamos e organizamos o Campus e que estamos concluindo a obra da reforma da antiga escola técnica, que vai atender, agora, o Centro de Excelência na área agrária”, adiantou.

Foto: Douglas Gomes

O atual reitor da UFRR, Jefferson, citou a importância do Instituto de Formação Indígena e o Centro de Referência do Imigrante. “Como todos sabem, fazemos fronteira com a Venezuela e a Guiana Francesa e recebemos inúmeros migrantes refugiados diariamente. Desde 2018, prestamos serviços de orientação, integração e proteção a esses imigrantes assim como favorecemos também o ambiente para pesquisa sobre o tema fluxos migratórios”.

José Hamilton Gondim, o primeiro Reitor da UFRR, lembrou dos problemas que a falta de capacitação profissional ocasionava. “Antes da universidade, no fim do século passado, todos, sem exceção, que concluíam o Ensino Médio, tinham que sair do estado e só fazia isso quem tinha condições. Precisávamos trazer profissionais de outros lugares e muitos dos nativos não tinham a menor chance de assumir nenhum dos cargos. Hoje, 30 anos depois, Roraima é o estado brasileiro que mais tem vagas de ensino superior por habitante”.

Por fim, o deputado Jonathan de Jesus reafirmou o compromisso com o ensino do estado. “Quero ressaltar novamente que estamos juntos nessa luta pelo desenvolvimento da nossa UFRR. Um exemplo para a nossa juventude, para os professores e para as pessoas que confiam e acreditam no trabalho da Universidade Federal de Roraima”.

Estiveram presentes os ex-reitores Roberto Ramos e Gioconda Santos e o ex-senador e criador da Lei de Criação da UFRR, Mozarildo Cavalcanti.

Texto: Fernanda Cunha com edição de Mônica Donato – Ascom da Liderança do Republicanos
Foto: Douglas Gomes

 

Comentário(s)

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.