Marcos Pereira propõe isenção de despesas cartoriais para casamento civil

32143228507_9c1232b880_oCom o objetivo de facilitar a realização de casamentos civis, sem burocracia e sem custos extras, o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP) apresentou, na terça-feira (10), o Projeto de Lei 4.922/2019 que altera o Código Civil para eliminar despesas cartoriais dos procedimentos necessários à habilitação do casamento.

“Nossa proposta visa garantir a proteção da família, impedindo que dificuldades de ordem financeira inviabilizem a celebração do casamento civil”, explica. Segundo o republicano, o casamento é previsto na Constituição Federal de 1988 como o mecanismo jurídico para a proteção da família, mas o processo de habilitação envolve uma série de gastos que, muitas vezes, impedem a celebração.

De acordo com o deputado, os custos cartoriais para a celebração do casamento no Brasil são muito altos para qualquer cidadão. “Os gastos vão desde obtenção de certidões previstas até pactos antenupciais. Esses valores não são acobertados pelo manto da gratuidade estabelecida legalmente e causam dificuldades para os noivos declaradamente pobres ou não”, argumenta.

O projeto será distribuído para as comissões de mérito da Câmara dos Deputados.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos na Câmara
Foto: Douglas Gomes

Comentário(s)

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.