Em seminário, Ossesio Silva fala sobre efetivação dos direitos da pessoa idosa

Em seminário, Ossesio Silva fala sobre efetivaçãodos direitos da pessoa idosa002Brasília (DF) – O deputado e vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Idosos na Câmara dos Deputados, Ossesio Silva (Republicanos/PE), participou na última sexta-feira (4), em Brasília, do Seminário de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável promovido pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O evento realizado em alusão ao Dia Internacional do Idoso visa fortalecer a sensibilização e a mobilização da família, comunidade, sociedade civil e Poder Público para a promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa no Brasil e no mundo.

Em seu discurso, Ossesio Silva agradeceu o convite à ministra Damares e ao secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa. “Precisamos garantir aos nossos idosos a proteção à vida, a integridade física e mental. É muito triste ver vídeos de familiares agredindo nossos idosos, precisamos efetivar as políticas públicas sociais existentes e fomentar muitas outras que permitam um envelhecimento saudável de nossa categoria. Como deputado federal, e estadual que fui por dois mandatos no meu querido estado Pernambuco, tenho trabalhado com afinco por nossos idosos”, lembrou.

Em seminário, Ossesio Silva fala sobre efetivaçãodos direitos da pessoa idosa  Segundo o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa, é necessário discutir sobre os pilares da estrutura política de envelhecimento ativo – participação, saúde e segurança, mediante o compartilhamento de experiências e de boas práticas em envelhecimento ativo e saudável. “Nossa missão nesse seminário é gerir e fomentar políticas para o efetivo cumprimento do Estatuto do Idoso – Lei nº 10.741/2003 – e da Política Nacional do Idoso”, destacou.

A ministra Damares Alves fez uma explanação do trabalho que ela tem desenvolvido a frente do Ministério e lembrou que o objetivo é alcançar os invisibilizados. “Vamos alcançar os que ninguém viam, aqueles que precisam receber as políticas públicas lá na ponta. Hoje venho com boas notícias do presidente Jair Bolsonaro. Ele assinou ontem e foi publicado hoje no Diário Oficial dois decretos. O primeiro trata da regulamentação dos fundos municipais e estaduais da pessoa idosa, a partir de agora esses fundos poderão ser utilizados lá no município, no estado. Os recursos para manutenção das Instituições de Longa Permanência como; casas de repouso e asilos, essas instituições poderão receber esses recursos para sua manutenção. E o outro decreto estabelece a 5ª Conferência dos Idosos em 2020, para que possamos trazer propostas dos estados e municípios e serem discutidas aqui em 2020 estamos trabalhando pelos nossos velhinhos”, observou.

Participaram do evento o grupo Coral Mais Vividos, o Coral do Corpo de Bombeiros e autoridades.

Texto: Ascom do deputado Ossesio Silva
Foto: Ascom do deputado Ossesio Silva

Comentário(s)

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.