Premiação: Vavá Martins é o primeiro deputado federal a ter um gabinete “lixo zero”

 

48539610552_c16a967891_oApós quatro meses de adaptação, o gabinete do republicano Vavá Martins (PRB-PA) foi o primeiro em toda a Câmara dos Deputados a receber o certificado de Lixo Zero. “Periodicamente o Instituto Lixo Zero vinha averiguar se todo procedimento estava sendo realizado corretamente. Então, depois desse período, dando destino de 94% de todo resíduo produzido, hoje é o grande dia”, comemora o parlamentar.

Entre as diretrizes orientadas pela organização, estavam 48539468556_f725fde1f7_omedidas como a destinação de resíduos de alimentos e de rejeitos sanitários, além da substituição de copos descartáveis por copos de vidro. “A Câmara distribui até 12 garrafas de água por semana para todos os gabinetes, ou seja, 576 por ano. Nós trouxemos garrafas de vidro e passamos a pegar água no filtro da copa”, explica Vavá. Enquanto um gabinete gasta até 3500 copos descartáveis por ano, o deputado e sua equipe usam apenas copos e canecas de vidro, além de utilizar apenas papel reciclável.

O vice-presidente do Instituto Lixo Zero, Kadmo Cortes, explica que a organização existe há dez anos e vem desenvolvendo esse tipo de consultoria em órgãos públicos, como tribunais e assembleias municiais e estaduais. Esta é a primeira vez que o Instituto está realizando o trabalho em nível federal. “Usamos a metodologia de engajamento e mobilização da sociedade, por isso, orientamos sobre as conexões e integrações que são necessárias para realizar a transformação. O problema é mundial, mas a solução é local”.

Kadmo explica que Vavá Martins é o primeiro deputado federal a ser escolhido pela organização por seu engajamento com a limpeza nas ruas de Belém. “Qual é a cidade mais limpa: a que se limpa mais ou a que se suja menos? Temos que trazer a conscientização e responsabilidade para a população. Não se pode simplesmente jogar lixo pela janela do carro e é justamente esse trabalho que o deputado vem realizando há anos em Belém”, disse.

O republicano Manoel Marcos (PRB-AC) esteve presente e adiantou que pretende fazer a mesma modificação no seu gabinete. “Parabenizo o deputado Vavá Martins pela iniciativa importante que contribui muito para a preservação dos biomas. Isso é um exemplo que todos os parlamentares deveriam adotar. Quem ganha é a própria Câmara e, principalmente, o meio ambiente”.

O diretor Geral Adjunto da Câmara, Mauro Limeira, também parabenizou Vavá Martins. “Temos o programa ECOCÂMARA e compartilhamos desse mesmo espírito que o senhor tem demonstrado como agente de mudança na Casa. Vamos agregar essa proposta e apresentar aos demais parlamentares”, adiantou.

Saiba Mais

A avaliação que o gabinete do deputado Vavá Martins recebeu foi de 94%. O cálculo só não foi de 100% porque o sistema de encanamento da Câmara não é preparado para receber os rejeitos de papel, o que impede a reciclagem de papel higiênico.

Texto: Fernanda Cunha, Ascom da Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Comentário(s)

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.