O LÍDER

 

PRB (A) 2019_01_31-166Nascido e criado em Roraima, Jhonatan de Jesus cumpre o terceiro mandato de Deputado Federal na Câmara dos Deputados. Formou-se em Medicina pela Universidade Católica de Brasília e tem o anseio natural de desenvolver trabalhos direcionados à assistência à Saúde. Sua atuação parlamentar também é destaque nas áreas de educação, esporte, cultura, lazer e infraestrutura.

Assumiu a Presidência da Comissão de Minas e Energia em 2017 e sob sua condução, o número de projetos analisados pelo colegiado cresceu em 137,50%. Dentre as 57 propostas aprovadas no ano, está o Projeto de Lei 7.813/2017, de sua autoria, que prevê o aproveitamento dos recursos hídricos em terras indígenas. Em 2017 foram realizadas 15 audiências públicas e inúmeros eventos, como o Seminário “Revolução Tecnológica no Sistema de Geração e Distribuição de Energia Elétrica no Brasil”, também de iniciativa do parlamentar.

Jhonatan participou ativamente da aprovação das Propostas de Emenda à Constituição (PEC 111) e (PEC 199), que regularizaram a situação dos servidores públicos dos antigos territórios federais de Roraima e do Amapá. É autor do Projeto de Lei 459/2011, que assegura percentual mínimo de unidades habitacionais adaptadas ao uso por pessoas com deficiência dentro do programa Habitacional Minha Casa Minha Vida, de iniciativa do Governo Federal. O projeto foi aprovado e transformado na Lei 12.424/2017.

Foi relator da MP 820/2018, que trata das medidas para o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade causada por fluxo migratório, como a crise política e econômica da Venezuela que levou à imigração de 100 mil venezuelanos ao Brasil. O republicano incluiu dispositivos na MP para estruturar um atendimento baseado na integração e na colaboração entre os Entes Federativos. Uma das sugestões do parlamentar, que foi acatada pelo Plenário, é a que determina um aumento nos repasses de verba para a saúde e educação dos estados e municípios que acolhem migrantes.

Por seis anos, Jhonatan foi membro titular da Comissão de Seguridade Social e Família, contribuindo com a visão de médico nas discussões. Com o olhar voltado para essa área, destinou mais de R$ 40 milhões para o estado de Roraima, que foram investidos na reforma de hospitais, construção de unidades de saúde básica, aquisição de equipamentos e custeio da assistência à saúde, incluindo o setor de recursos humanos. O primeiro beneficiado foi o Hospital Irmã Aquilina, da cidade de Caracaraí, já concluído, seguido pelos hospitais dos municípios de Alto Alegre, Bonfim, Caroebe, São João da Baliza e, ainda, o Hospital Geral de Roraima, que além de reformar sua rede física, recebeu equipamentos e a implantação da primeira Unidade de Oncologia – UNACON, área que se encontrava completamente desassistida em todo o Estado.

Dentre os vários projetos implantados durante os seus mandatos, viabilizou recursos para a instalação de um novo eixo de subsistência para o desenvolvimento da piscicultura, a recuperação de estradas vicinais e a construção de Mercado de Produtores. Ainda nesta área, foram realizadas drenagens para áreas endêmicas, melhorias sanitárias domiciliares, enviados recursos para o fomento da fruticultura, instaladas redes de eletrificação rural e de sedes de municípios do interior. Como exemplo final, cita-se uma obra que reúne os demais setores: a revitalização do Parque Anauá, na capital do estado de Roraima.

O parlamentar assume a Liderança do REPUBLICANOS, na Câmara dos Deputados, em 2019. Ele foi eleito, por unanimidade, com o compromisso de solidificar e engrandecer a atuação da Bancada do partido na Casa, que agora conta com 30 deputados federais eleitos.